No dia 14 de junho de 2018, a Rússia e a Arábia Saudita se enfrentaram no jogo de abertura da Copa do Mundo. O estádio Luzhniki, em Moscou, estava lotado para ver a seleção anfitriã iniciar a busca pelo título em casa. O jogo era um verdadeiro duelo de opostos, já que a Rússia era uma seleção que prometia muito, mas poucos acreditavam em seu potencial, enquanto a Arábia Saudita era tida como uma das piores seleções do torneio.

Antes do início do jogo, as atenções estavam voltadas para o presidente russo, Vladimir Putin, que se encontrava ao lado do príncipe herdeiro Mohammed bin Salman, da Arábia Saudita. A cerimônia de abertura contou com a participação do cantor britânico Robbie Williams, que fez uma apresentação especial para os torcedores presentes no estádio. Em seguida, foi hora de as seleções entrarem em campo.

A Rússia entrou em campo com um time bastante ofensivo, apostando em jogadores como Golovin, Cheryshev e Dzyuba para levar perigo ao gol adversário. Por outro lado, a Arábia Saudita optou por um esquema mais cauteloso, com uma linha defensiva bem postada e a esperança de surpreender a Rússia nos contra-ataques.

O jogo começou bastante equilibrado, com as duas seleções buscando o ataque sem deixar espaços para o adversário. Aos poucos, no entanto, a Rússia foi tomando as rédeas da partida e começou a criar as melhores chances de gol. Aos 12 minutos, Cheryshev recebeu na entrada da área e bateu forte para abrir o placar, fazendo a festa da torcida russa.

A partir daí, a Arábia Saudita se lançou ainda mais ao ataque em busca do empate, deixando espaço para a Rússia contra-atacar. E foi assim que saiu o segundo gol russo, aos 43 minutos, com Golovin recebendo livre na intermediária e acertando um belo chute no canto esquerdo do goleiro saudita.

Na segunda etapa, a Arábia Saudita tentou reagir, mas não conseguiu criar chances claras de gol. A Rússia, por sua vez, controlou a partida e ainda marcou mais dois gols, com Cheryshev e Dzyuba, para fechar o placar em 4 a 0.

Com essa vitória convincente, a Rússia mostrou que pode ser uma seleção a ser temida nessa Copa do Mundo. Já a Arábia Saudita terá que se superar muito para não ser a lanterna do grupo A, que ainda conta com Uruguai e Egito. O jogo de abertura foi um espetáculo para os torcedores presentes no estádio e para os que acompanharam de casa, dando início a um dos principais eventos esportivos do mundo.